terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ana e Mia*




Olá gente que vem aqui ler minhas coisas, coisas nossas!
Até agora o blog tem poucos leitores, mas eu quero me dedicar para que isso mude. Divulgação, textos interessantes, atualizações, tudo pra que esse espaço seja convidativo e agradável pra todo mundo.





Mas, então, sobre o post de hoje...



Você já viu aquela propaganda de protetor solar com um monte de gente bronzeada e com a barriga chapada na praia? E aquela propaganda de iogurte com uma moça dizendo que sua barriga tá inchada sendo que na verdade, tá mais fina que um papel de seda? E as inúmeras, inúmeras propagandas de lojas de roupas... Dessas eu nem preciso comentar não é?

Ah! E as novelas? Filmes? Artistas? Revistas? TUDO!



É só olhar no dia-a-dia, o quanto essa síndrome de “tem que ser magra”, de “tem que ser bonita” é divulgada e valorizada. Muito se fala em distúrbios alimentares, mas pouco se faz pra evitar que eles aconteçam. E esse acontecer que eu digo, não é o físico, porque antes de alguém deixar de comer ou começar a vomitar o que come, a ideia tem que se alojar na cabeça, na mente.



É comum em comunidades e blogs de incentivo à anorexia e bulimia, ouvir-se as expressões: “minha amiga Mia ou “minha amiga Ana. Já percebeu quem são essas amigas né?
Milhares de meninas se refugiam nessa ideia de que essas DOENÇAS são apenas amigas, que servirão para atingir um objetivo, e que depois passarão. Mas não é bem assim que acontece.

Como eu já disse, não é só físico. Não é tão fácil. E digo, por experiência própria.

E você meu caro, que nunca sofreu nada disso, pode até pensar que é frescura, que é coisa de adolescente, mas eu garanto que não há nada tão sério como não se amar e por isso estar disposta até a morrer.

Então, aqui vai a dica de hoje pra você mudar o mundo:

Se você olhar para uma moça gordinha e pensar: “Nossa, que rosto bonito, se ela emagrecesse ficaria tão bonita...”.

NÃO FALE ISSO PARA ELA!

E, se você pensou isso, saiba, você está envenenado pela sociedade. E quem está envenenado com algo deve se desintoxicar! Por isso, repense seus conceitos, repense suas prioridades, o que é você de verdade e o que foi colocado aí dentro pelos outros.  



*embora eu use a forma feminina nesse texto, é sabido que milhares de homens também sofrem com o padrão de beleza estabelecido, com anorexia e bulimia. Seguem matérias sobre o modelo Jeremy Gillitzer, que morreu aos 38 anos pesando apenas 30 kg e a francesa Isabelle Caro, que ficou famosa após ser fotografada para uma campanha contra anorexia. 

Jeremy Gillitzer

Isabelle Caro

 

Um comentário:

  1. É triste, parece ser um trauma incutido em toda a mulher... Em toda mulher... Mulheres! A isso vocês não tiveram escolha, mas você podem mudar isso, você podem dar um basta a isso! A questão é: Vocês querem? ... Palavras muito bem colocadas, minha cara amiga Renata Alves!

    ResponderExcluir